O Que é a Auriculoterapia?

auricupuntura112010

Auriculoterapia, grego therapeia (tratamento) e aurícula Latina (orelha) serve para tratar doenças, estimulando pontos específicos do pavilhão auricular. Sendo o pavilhão auricular considerado uma parte muito importante do corpo humano, por constituir um microsistema, é capaz de funcionar como um receptor de sinais de alta especificidade, podendo reflectir todas as mudanças fisiológicas do organismo. É também bastante enervado e tem muitas ligações ao sistema nervoso central, pelo que o seu poder de atuação é rápido e eficaz.

O que podemos tratar com a Auriculoterapia?

Em Medicina Tradicional Chinesa, trata-se o corpo pelo todo, não sendo assim possível tratar uma doença isolada de todos os outros sistemas, sem atender ao fato que o nosso organismo tende a compensar quando alguma coisa não está ao seu nível esperado. Ou seja, quando alguma coisa corre mal, não podemos apenas tratar uma parte, porque alguma coisa já se modificou para procurar compensar o que ficou pior.

Também em Medicina Tradicional Chinesa, não se pode tratar isoladamente o lado físico ou emocional: eles estão interligados constantemente. Assim, alguma coisa que possamos aparentemente ver apenas como física ou emocional, entenderemos como estão interligadas, e ao tratar uma parte iremos ver os efeitos benéficos numa outra.

No Ocidente, não estamos ainda muito habituados a pensar que uma doença física possa ter uma origem emocional, ou que um estado emocional possa ter efeitos no nosso desempenho físico, no entanto, estas constatações são já assumidas e trabalhadas no Oriente com grandes resultados.

Assim, numa consulta de Auriculoterapia podemos tratar problemas emocionais como Depressões, Ansiedades, Insónias, Ataques de Pânico, Ausência de Auto-Estima, Stress, Obsessão, Medos, Agressividade, Aumentar a Auto-Consciência e a Auto-Confiança, tal como problemas físicos, como dores em geral, vícios – tabaco, álcool ou alimentos -, febres, problemas digestivos, obstipação, reumatismos, entre outros.

 

Qual o método que a Auriculoterapia usa?

O método de tratamento em auriculoterapia pode ser feito recorrendo a agulhas de auriculoterapia, a eletropuntura, a laser, a cromoterapia, a agulhas intra-dérmicas, a sangria, através da pressão manual, a esferas magnéticas e também pela colocação de pequenas sementes com adesivo. A técnica adoptada dependerá especialmente da vontade do paciente, que poderá ter preferência por alguma em particular.

Uma vantagem clara da auriculoterapia é a sua eficácia através da sua ação continua, uma vez que o paciente pode “levar o tratamento para casa”, ao estimular continuamente as esferas magnéticas que levará consigo.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s