Importância de Bem Dormir

noite sono 1

Depois de abordarmos algumas dicas fáceis para uma boa alimentação, vamos aprofundar hoje uma outra fonte de energia muito importante para nos mantermos em equilíbrio: o nosso sono.
Sem dormir, o nosso organismo não funciona na perfeição, necessitando realmente deste estado para se manter equilibrado.

Uma das boas praticas que vimos com relação à alimentação é de jantar pelo menos 3h antes de dormir- permite ao organismo fazer a digestão enquanto estamos numa posição vertical, ajudando sem duvida o processo digestivo – mas permite igualmente que durante o nosso sono, o nosso corpo esteja liberto das funções de digestão para se ocupar daquelas que fazem parte das suas tarefas noturnas.

Verificamos então, que sendo durante a noite, o período em que o nosso corpo está em maior descanso – preferencialmente 7h a 9h numa idade adulta -, numa posição horizontal, onde os sentidos estão em “stand-bye”, os músculos relaxam, o coração acalma e a respiração torna-se mais pausada: tudo apostos para os nossos órgãos começarem então uma nova etapa.

E sobre estas funções que ocorrem durante o sono, muito se poderia falar: desde o crescimento das crianças – as crianças crescem quando dormem, dai a importância de as crianças dormirem bastante; ao processo de memorização – permitir ao cérebro a passagem das informações para locais de registo permanente; à regeneração celular; ao fortalecimento do sistema imunológico; ao restabelecimento energético dos músculos; à produção de insulina –tão importante para prevenir diabetes; à função de regeneração do próximo sangue; entre muitos outros!

Focando nas funções cerebrais, estudos recentes, publicados pela revista Science, na semana passada, , demonstram que os testes que fizeram em ratos mostram que as células cerebrais encolhem durante o sono, dando origem a um maior espaço entre estas e que isso facilita o transito do liquido cérebro espinal, permitindo que este faça uma espécie de limpeza no próprio cérebro, eliminando resíduos tóxicos. Assim, a função do sono restaurador pode ser uma consequência da maior remoção de resíduos potencialmente neurotóxicos que se acumulam no sistema nervoso central acordado. Segundo a notícia do publico sobre este tema “A remoção atempada do “lixo” do cérebro é essencial: por exemplo, a acumulação indevida, no cérebro de uma pessoa, de uma proteína tóxica chamada beta-amilóide pode conduzir à doença de Alzheimer. Mais: quase todas as doenças neuro degenerativas estão associadas à acumulação de lixo celular nos tecidos cerebrais, explica o mesmo comunicado.”

Ou seja, se ainda não estávamos a dar importância à quantidade e qualidade de sono na nossa vida, após a leitura destas informações deveremos ficar mais consciencializados para este tema, e procurar todos os dias dormir as horas necessárias para que o nosso organismo possa proceder de forma eficiente a todas as tarefas que tem para fazer durante este período. Ainda que achemos que esta tudo bem, a fatura poderá não tardar em ser recebida por nós mesmos, e pode ter valores bem altos de juros de tantos anos!

Sabia que a Auriculoterapia tem uma taxa de sucesso em Insónias de 96,7%?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s